Centro do Voluntariado JOÃO CAETANO LOPES

Resolução 497/2006 de 27 de Janeiro de 2006

Art. 3º Dá-se ao Centro do Voluntariado existente na estrutura do Centro de Atendimento ao Cidadão o nome de “Centro do Voluntariado JOÃO CAETANO LOPES”.

JOÃO CAETANO LOPES (NASCIMENTO 28/08/1929 FALECEU EM 27/07/2002)

Natural de Japaraíba - MG, filho de Joaquim Francisco Lopes e Laurinda das Dores Lopes. Casado com Laurinda Pereira Lopes com quem teve 12 filhos: Genoveva, Geraldo Magela, João Batista, Maria dos Santos, Cecília, Eurico, Célio, José Ângelo, Vitor, Robson, Aline e Dilma. 20 netos. Perdeu sua mãe muito cedo e recebeu o carinho e dedicação de sua irmã. Era lavrador, trabalhou durante muitos anos na Usina Luciânia. Casou-se em julho de 1950. Logo vieram os filhos em pequeno espaço de tempo. Morou até 1969 na Capetinga, hoje Município de Japaraíba. Veio para Lagoa da Prata com toda a sua família, nesta época já estava com 10 filhos. Aqui chegando procurou novamente se ingressar na sociedade São Vicente de Paulo, participou de vários encontros: Cursilho, Comunidade Eclesial de Base, Encontros de Casais e por vários anos Ministro da Eucaristia. Sr. João Camilo como era conhecido, uma pessoa humilde, mas de cabeça erguida. Simples, discreto, cheio de fé. Sempre que alguém o procurava estava sempre de prontidão para servir. Com amigos e familiares, fundou a Conferência Santa Cecília, era participante assíduo da comunidade de seu bairro. Em Lagoa da Prata fez grandes amizades. Gostava muito de participar de missões, viajar e evangelizar. Leitura era seu passatempo. Apesar de ter tido somente o primário, era grande a sua sabedoria, deixando várias escritas em forma da cartas e uma pequena história da sua vida. Por vários anos, fez a meditação “Hora do Ângelus” na Rádio Tropical. Gostava de política, pois sabia da sua importância na vida do povo. Era torcedor do Cruzeiro.

Recebeu homenagem no Rotary como exemplo de família de Lagoa da Prata.

O Centro do Voluntariado João Caetano Lopes, é uma homenagem ao mais conhecido como “Sr. João Camilo”, que tanto colaborou como voluntário nos serviços assistenciais em nossa comunidade.