Sala das Comissões VEREADOR CÍCERO MATEUS BORGES

“SALA DAS COMISSÕES VEREADOR CÍCERO MATEUS BORGES”

Além da criação das salas dos Vereadores, foi necessário a criação de uma sala específica para reuniões das Comissões. Através desta Resolução 469/2005 em 14 de Março de 2005, de autoria do Vereador Narcízio Naza.

Art. 1º Fica criada a Sala das Comissões Vereador Cícero Mateus Borges, no prédio da Câmara Municipal de Lagoa da Prata.
Parágrafo Único: A sala referida no caput será a primeira sala do lado esquerdo, no segundo piso do Prédio da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal é divida em 04 Comissões permanentes, mas na realidade ainda não havia criado um espaço para estas Comissões. Faz-se necessário um espaço para desenvolver seu trabalho, desta forma então estará contribuindo pela qualidade dos serviços prestados pelos Vereadores à comunidade.

CÍCERO MATEUS BORGES (NASCIMENTO 17/07/1926 FALECEU EM 22/08/1987)

Natural de Santo Antônio do Monte – MG. Filho de José Antônio Borges e Etelvina Tereza Borges. Casado com Margarida Silvana Borges. Filhos: Silvana, Cícero Filho, Cirineu, Maria das Graças, Célio, José Antônio, Joselito, Rejane, Regina, Reginaldo, Luíde Lucas e Geraldo (adotivo). 24 netos.  Foi comerciante no ramo de construção civil. Fundador e proprietário por muitos anos da antiga Casa Continental. Veio morar em Lagoa da Prata em 1943. Cícero um comerciante de uma visão muita ampla e de futuro. Além da história do Dr. Célio de Carvalho, seu filho Cirineu, que também foi Vereador no Município, relata o seguinte: “meu pai apesar de ter tido somente o 2º ano primário, tinha conhecimento muito grande em todas as áreas, gostava muito de leitura, foi o primeiro assinante do jornal Estado de Minas em Lagoa da Prata”. Através destas leituras, adquiria conhecimentos nas áreas políticas, históricas, e geográficas. Utilizava-se de suas habilidades na área do comércio. Suas negociações na compra de produtos eram em grande escala. Um exemplo destas compras foram caminhões de réguas escolares e uma outra negociação, foi a compra de máquina de escrever e calculadoras diversas. Destacou-se como um grande comerciante em Lagoa da Prata. Foi Presidente do Conselho Vicentino e ajudou na construção da Vila Vicentina. Tinha paixão pelo comércio e seu lugar preferido era sua casa. Gostava muito de pescar e tinha grande desejo que todos os filhos cursassem o ensino superior.

Eleito para o mandato da 8ª Legislatura 1973 a 1976. Foi Vice-Presidente no período de 1973.

Seu nome foi dado a uma rua do Bairro Sol Nascente. Recebeu homenagem que cria a Sala das Comissões Vereador “Cícero Mateus Borges” através da Resolução nº. 469/2005 de autoria do Vereador Narcízio Naza.