Galeria das Vereadoras e Ex-Vereadores LOURDES DÔCO

Galeria Lourdes Doco em homenagem as Vereadoras e Ex-Vereadoras da Câmara Municipal de Lagoa da Prata.

 

Através da Resolução 470/2005  21 Março 2005,   “dá-se o nome da Sra. Lourdes Dôco à galeria das Vereadoras e Ex-Vereadoras da Câmara Municipal de Lagoa da Prata”

Art. 1º Dá-se o nome da Sra. Lourdes Dôco à Galeria das Vereadoras e Ex-Vereadoras da Câmara Municipal de Lagoa da Prata.

Parágrafo Único - A homenagem será feita no rol de entrada do Plenário da Câmara Municipal, onde terá um quadro e uma placa em acrílico com alusão à ilustre cidadã.  

A ilustre cidadã Lourdes Dôco sempre prestou relevantes serviços na área social de nosso Município. Sua vida dedicada aos mais carentes, com doação total, é um exemplo a ser seguido por todos os cidadãos. Com muitas Lourdes Dôco nesse nosso mundo com certeza não haveria lugar para a desigualdade social, nem tão pouco para o sofrimento dos menos favorecidos.

Assim, mais do que justo dar seu nome à Galeria das Mulheres da Câmara Municipal, vez que ela muito bem representou a classe feminina sendo o símbolo de uma mulher independente, corajosa, de fibra, solidária, enfim, uma Cristã de verdade.
 
{mosimage}
 
{mosimage}Através da Resolução 438/2003 do dia 19 de novembro de 2003, de autoria do Vereador Narcízio Naza, foi criado um espaço para Galeria das Vereadoras e Ex-Vereadoras destaca o seguinte:
Art. 1º Fica criada a “Galeria das Vereadoras e Ex Vereadoras da Câmara Municipal de Lagoa da Prata”.
Art. 2º Esta galeria será composta de fotos - conforme modelo já existente nesta Casa (Ex-combatentes) - daquelas que contribuem ou contribuíram com toda sensibilidade e dedicação para o desenvolvimento sócio-econômico do Município, cumprindo com honra e amor seus respectivos mandatos.

Art. 3º....
Art. 4º Esta Galeria ficará fixada na parede central do Plenário desta Casa, ficando fixado abaixo das fotos, quatro pequenos vasos de flores artificiais e uma placa com os seguintes dizeres: “Esta galeria tem o caráter de homenagear e incentivar as mulheres para sua maior participação na vida pública de nosso Município”.

A Lei Eleitoral vigente em nosso País, determina que 30 % dos candidatos às cadeiras das Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Câmara dos Deputados Federais, sejam do sexo feminino, isto, para contribuir e viabilizar a inclusão da mulher na vida pública de nosso País, Estados e Municípios.

Mas, porém, devido a vários fatores, a parcela de mulheres detentoras de cargos eletivos no Legislativo em geral, ainda é muito pequena, considerando a proporcionalidade de candidatos. Se for relacionar ao número de Brasileiras, Mineiras e Lagopratenses do sexo feminino, esta disparidade é muito superior, uma vez que o número de mulheres é excedente ao de homens em nosso País, Estado e Município.

Não fugindo a regra, esta mesma distorção se faz presente em nosso Legislativo Municipal, pois, se computar todas as Legislaturas Municipais, teremos um dado surpreendente, enquanto mais de uma centena de homens já ocuparam as cadeiras desta Casa, apenas quatro mulheres deram suas contribuições de forma especial, pois, a mulher, por ser capaz de gerar, de dar a luz ao ser humano, e educá-lo para a vida, tem em seu íntimo e em seu próprio instinto, uma capacidade maior de superação, entendimento, discernimento, compreensão, criação, amor ao próximo, sensibilidade e consegue enxergar mais os detalhes, que não estão dentro do foco da visão masculina.

Esta é uma forma de homenagear e agradecer àquelas Vereadoras que contribuem ou contribuíram para o engrandecimento dos trabalhos legislativos nesta Casa de Leis. A mulher, na história do nosso País, não teve sempre o poder merecido dos tempos atuais, de forma que foi gradativa sua inclusão no esporte, no trabalho, na arte, na cultura e em poucas décadas, na participação política, tanto no seu direito ao voto, como no seu justo direito de ser votada. Esta Galeria, que ora pretende se criar, será um simples reconhecimento a estas ilustres e exemplares cidadãs que muitas vezes deixam seus próprios filhos, para atenderem à demanda e à necessidade de sua participação, enquanto detentoras de mandatos no Legislativo Municipal.

Duas ex Vereadoras deverão fazer parte desta Galeria, as ex Vereadoras Sra. Zulma Oliveira Miranda e a Sra. Maria Marta Vidal. Também duas integrantes da Câmara atual, as Vereadoras Maria Aldelene de Castro e Maria de Fátima Tavares, deverão compor a Galeria, pois, as mesmas são exemplos para que a mulher lagopratense possa cada vez mais querer participar da vida pública de nosso Município, uma vez que, pela sua sensibilidade, carinho, amor, natural de seu ser, sempre fez e fará um trabalho ímpar nessa Casa Legislativa.

Copyright 2012. Powered by etoro review. Bem vindo ao Sítio da Câmara Municipal de Lagoa da Prata